quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Funções sintácticas


FUNÇÕES SINTÁCTICAS


1.SUJEITO

Simples
: O computador é útil.
Composto: Ela e tu seguem no carro do tio.
trong>Nulo subentendido: [Eu] Adorei o filme.
Nulo indeterminado: Destruíram o pavilhão.
Nulo expletivo: Nevou bastante ontem.

2.COMPLEMENTO DIRECTO
O João comeu o bolo. (O João comeu-o).
A Margarida perdeu a mala que a mãe lhe deu. (A Margarida perdeu-a)

3.COMPLEMENTO INDIRECTO
Entregou a bola ao adversário. / Entregou-lhe a bola.

4.PREDICADO
Verbal: A torre caiu. / O avô comprou um carro. (verbo transitivo ou intransitivo)
Nominal: A rapariga era inteligente. (verbo copulativo + predicativo do sujeito)
Subentendido:[Está, Foi] Bem observado!

5.PREDICATIVO DO SUJEITO (verbos copulativos: ser, estar, parecer, ficar, permanecer)
A casa é / está muito velha. / A minha casa é aqui. / A Joana ficou na escola.

6.PREDICATIVO DO COMPLEMENTO DIRECTO( verbos transitivos como: achar,
considerar, julgar, tratar, eleger, nomear,...)
Nomearam-no delegado de turma. / Ele considera a Maria uma óptima
professora.

7.COMPLEMENTO AGENTE DA PASSIVA
A partida foi ganha pela nossa equipa.

8.VOCATIVO
Ó João, sai daí! / Miguel, dás-me a bola?

1 comentário:

Margarida disse...

olá professora. era só para tirar uma dúvida. na página 225 do manual estou a tentar resolver um exercício (Funcionamento da língua) no 1.2.1 é onde se encontra a minha dúvida, para indicar o valor contextual. muito obrigada pela sua atenção.
Cumprimentos
Margarida Ornelas 2ºAS-F